18 de jan. de 2011

Manual para um dia inteiramente saudável:

6h30 - 7h30 - Levantar e... água!

Assim que acordar, tome um copo de água! Durante o sono, o corpo não sente falta apenas de comida, mas também de líquido. De acordo com Larissa Cohen, nutricionista do Espaço Stella Torreão (RJ), "beber água assim que acordar é uma forma de limpar o trato digestivo". Essa hidratação ajuda na melhor absorção de nutrientes dos alimentos, além de auxiliar na digestão. Sendo assim, antes do pãozinho e do leite, um pouco de água vai muito bem!


7h30 - Café da manhã

A primeira refeição do dia é a mais importante e deve ser balanceada e nutritiva. O cardápio pode ser composto de cereais, como a aveia, carboidratos e fibras, encontrados nas frutas e pães nas versões integrais. Para beber, as opções podem variar entre leite desnatado, iogurtes livres de gordura ou o famoso suco de laranja, repleto de vitamina C e potássio. Entretanto, o abuso de frutas não é recomendado, "no caso do suco, faça-o com apenas uma laranja. E se for bebê-lo, não coma outras frutas. O excesso de frutose não faz bem à saúde", recomenda Larissa.


9h00 - Mais água

Para evitar a desidratação e aquela sede repentina, não tome água apenas quando sentir a boca seca. Tomá-la durante todo o dia garante uma pele mais bonita e melhor funcionamento do intestino!


10h30 - 11h00 - Primeiro lanche

Hora do lanche matinal! Para não esquecer essas mini refeições, coloque o alarme no celular, e-mail ou espalhe bilhetinhos pela mesa! Procure degustar duas unidades de oleaginosas, escolhendo entre castanha-do-brasil, amêndoas ou nozes. Frutas como maçã ou pera e iogurtes também são aconselhados, além de serem fáceis de carregar.


13h00 - 13h30 - Hora do almoço

Um prato colorido é a prova de que ele está composto de tipos variados de minerais e vitaminas! Monte um arco-íris na sua salada, com cenoura, beterraba, pepino, tomates e folhas, e una com carnes magras e grelhadas. A multiplicidade de vegetais, leguminosas como feijão, soja ou grão de bico e a preferência por arroz integral, também faz parte de uma dieta mais rica.


15h30 - 16h00 - Lanche da tarde

Momento essencial do dia, ele repõe as energias e ajuda no funcionamento cerebral. Algumas ideias são iogurte com cereais, banana, barra de cereal ou 1 tablete pequeno (30 g) de chocolate amargo. Seja criativo e evite repetir os lanches. Caso pratique exercícios no período da noite, reforce o cardápio!


18h00 - 19h00 - Caminhada pré-jantar

Se não deu tempo de fazer uma caminhada pela manhã, esse é o horário certo! Aquela fome antes do jantar pode ser evitada durante o exercício, que traz inúmeros benefícios para o seu corpo. Pode ser uma volta no quarteirão ou uma ida até a academia; qualquer fuga é válida para não comprometer o processo!


19h30 - Hora do jantar

Começar com uma sopa bem quente é perfeito para comer porções menores do prato principal. Tal atitude ajuda a "enganar" o cérebro, que já começa a ativar o hormônio da saciedade. Depois disso, "aposte em uma carne branca, peixe ou frango, grelhada ou cozida e acompanhada de salada igualmente cozida, não crua, o que facilitará a digestão", recomenda Larissa. Massas leves, de preferência integrais, com molho de tomate caseiro também são indicadas.


21h30- Ceia

Antes de dormir, e cerca de 2 horas após o jantar, pense na ceia. Assim, a vontade de comer se estabiliza e você não consumirá calorias vazias. Experimente pedaços de maçã com mel, banana assada com aveia ou água de coco! No período da noite é melhor evitar o chocolate, "por ser um alimento estimulante, ele prejudica o sono. Principalmente o mais amargo, que possui menos açúcar e mais cacau", alerta Larissa.


22h30 - 23h00 - Cabeça no travesseiro

Para manter o bom-humor, cabelos saudáveis e diminuir o risco de doenças como hipertensão e diabetes, o ideal é que seu sono tenha entre 7 e 8 horas de duração! Portanto, beba o último copo de água por volta das 23 h e tenha bons sonhos!





Fonte: Revista viva saúde/jan2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário