18 de ago. de 2011

COLÁGENO: Anti-envelhecimento

Quando associamos elasticidade e a fórmula ideal para manter a pele jovem, logo lembramos do colágeno, uma proteína, que além da estética, mantém o organismo trabalhando a todo o vapor. "A deficiência acarreta dores articulares, tendinites, fraqueza muscular e de unhas e cabelos, fragilidade óssea, além do aparecimento de rugas e flacidez", aponta a nutricionista e farmacêutica Letícia Crespo do Amaral, de São Paulo.

Isso porque a substância tem função estrutural e é o principal componente proteico de órgãos como pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. "Ela representa cerca de 30% de toda a proteína do organismo humano", informa o médico cirurgião Luciano Carrasco dos Santos, do Hospital Santa Virgínia (SP).

Fábrica de juventude

Com o passar dos anos, o corpo passa a sofrer algumas privações de colágeno. A falta dessa substância se torna notável quando o homem entra na fase da maturidade. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade. "A partir dos 25 anos, a produção feita pelo organismo é reduzida a 1% ao ano. E quando atingimos os 50, o nosso organismo passa a produzir apenas 35%", diz o médico cirurgião. Nas mulheres, o problema se acentua na menopausa, devido à diminuição do hormônio estrogênio.

Pesquisa feita pelo dermatologista Johannes Köhler, da Universidade Friedrich Schiller, na Alemanha, utilizou uma técnica a laser para medir o dano causado pela exposição da pele à luz do sol. Köhler conseguiu obter imagens do colágeno e também da elastina, cuja degeneração também provoca o surgimento de rugas e a perda progressiva de elasticidade da pele. "Os testes feitos com 18 voluntários [7 mulheres e 11 homens], com idades entre 21 e 84 anos, apontaram que o fator colágeno/elastina mostrou uma clara relação com a idade do paciente, sendo que as mulheres apresentam perda em um ritmo muito mais rápido que os homens", conclui Luciano Carrasco.

No prato: colágeno

Nosso corpo é capaz de produzir essa proteína, porém, é possível extrair a substância dos alimentos. "A carne vermelha, o frango e o peixe são boas fontes, assim como as vitaminas que facilitam o aproveitamento do componente, como a C, E, betacaroteno e os minerais selênio, silício, cobre e zinco", indica Letícia Crespo.

As vitaminas fazem o papel fundamental nesse processo. "A presença do ácido cítrico [vitamina C] é importante para a ativação da enzima que irá catalisar o processo de síntese de colágeno", justifica a nutricionista Priscila Di Ciero, da capital paulista. Já a vitamina E, presente em óleos vegetais e castanhas, é capaz de impedir a oxidação, o que deterioraria a célula.

Entretanto, os minerais não ficam para trás, não. Eles são responsáveis por manter as células íntegras, como é o caso do selênio, encontrado em nozes, alho, tomate, milho, aves e frutos do mar. "Ele participa de enzimas antioxidantes, que preservam o colágeno por mais tempo", aponta a profissional.


Fonte: Revista Vida Natural, ed. 52.

10 de ago. de 2011

AVEIA: Diminui o colesterol, a glicemia, a prisão de ventre e a celulite!!!

A fibra solúvel, presente na aveia promove uma faxina no organismo, mandando para fora o excesso de açúcares e gorduras e impedindo que isso tudo vá parar no sangue, reduzindo o colesterol ruim = limpando as artérias.
Betaglucana é o nome da fibra que, quando ingerida, dissolve-se em água, formando um gel viscoso. Durante o processo de digestão, esse gel recolhe parte das gorduras consumidas com a alimentação, eliminando-as com as fezes. Dessa forma, consegue reduzir até 10% do colesterol sanguíneo, impedindo seu acúmulo na parede das artérias. Manter o sangue circulando sem obstáculos é fundamental para a saúde do coração.

Porém, o benefício só é obtido com o consumo regular de aveia – 2 colheres de sopa todos os dias. Vale salpicar na salada de frutas, no iogurte desnatado, bater com sucos naturais e até acrescentar a pratos prontos, como sopas e saladas.

No mercado, pode ser encontrada em flocos, farelo e farinha. Se o objetivo é diminuir o colesterol, o ideal é usar o farelo de aveia, onde as betaglucanas estão concentradas. Já se quiser obter fibras, flocos, farinha e farelo são boas opções.

Proteger o coração é o principal papel da aveia, porém, por fornecer muitos outros nutrientes, o cereal faz mais pela saúde.

BELEZA EM DIA: A aveia é fonte de silício, mineral que reorganiza as fibras de sustentação da pele, importante para minimizar a aparência de celulite. Usada como ingrediente de máscaras naturais, esfolia suavemente a pele e absorve a oleosidade, sem ressecar.

INTESTINO FUNCIONANDO: Mais de 9g de fibras estão presente em 100g de aveia. As fibras são necessárias para prevenir a prisão de ventre, já que dão volume e maciez ao bolo fecal. Ainda mantêm a saúde do intestino, prevenindo infecções, pois servem de alimento para as bactérias benéficas.

GLICEMIA CONTROLADA: Desde que consumida com moderação e não combinada com alimentos ricos em açúcar, a aveia ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, prevenindo e controlando o diabetes.


FROZEN IOGURTE COM AVEIA

Ingredientes:

2 potes (200g cada) de iogurte natural

15 morangos lavados e cortados ao meio

½ xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de aveia

Modo de Fazer:

Leve o iogurte e os morangos ao congelador por 4 horas. Retire e bata no liquidificador com açúcar até formar um creme homogêneo. Acrescente a aveia e misture bem. Sirva em seguida.

Vamos emagrecer com a aveia, pois este cereal fornece energia e com uma dieta balanceada afinal é um cereal rico em fibras (atuando como limpeza intestinal, libertando as toxinas do organismo). Há ainda uma substância relaxante que se chama avenina. A dieta com a aveia presente se torna saciante, revitalizante mental, diurética.

Além disso é um cereal rico em proteínas, a gordura predominada são as insaturadas, principalmente o ácido linoléico, uma gordura boa. Rico em vitaminas B1, B2, B3 e E, e há minerais como cálcio, magnésio, fósforo, ferro, enxofre e zinco.

Por conter hidratos de carbono complexos, sua absorção é lenta e com isso proporciona energia e saciedade. Tornando-se assim a aveia importante no seu plano alimentar.



Fonte: ANutricionista.Com

1 de ago. de 2011

A influência do refrigerante na boa forma

Enquanto algumas mulheres não fazem questão de tomar ao menos um copinho de refrigerante depois das refeições, outras não vivem sem a bebida. Pois fique sabendo que quem se encaixa no primeiro grupo está fazendo um bem danado para a sua boa forma.

Isso porque um único copo de 200 ml da bebida concentra de duas a três colheres de sopa de açúcar. Segundo a nutricionista Ana Cristina Teixeira, em entrevista para a revista Boa Forma, “essa quantidade enorme dispara a produção de insulina, que, em excesso no organismo, aumenta a gordura no abdômen”. E tal consequência não se restringe somente a quem tem tendência a engordar, não! Mesmo as magrinhas, quando exageram no consumo, acabam conquistando aquela desagradável barriguinha.

Mas, de acordo com a nutricionista Daniela Jobst, os resultados negativos não acabam por ai: “Por causa do açúcar, a bebida altera a estrutura do colágeno, o que resulta em flacidez”. Enquanto isso, as substâncias químicas (presentes especialmente nos refrigerantes à base de cola) prejudicam a absorção das vitaminas e minerais dos alimentos. E vale lembrar que esse alerta também serve para as variações diet, light e zero.

VIVA o suco natural!!!!


Fonte: Revista MdeMulher