14 de jun. de 2011

Tudo sobre o Açaí!

O açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (nome científico: Euterpe oleracea), espécie nativa das várzeas da região amazônica. Podendo também ser encontrado em outros países.

Na região nativa, o açaí é considerado um alimento de extrema importância na dieta dos habitantes locais, mas na atualidade muito tem se falado nesta fruta, principalmente entre os freqüentadores de academia.

A obtenção da polpa do fruto é feita de forma artesanal e com baixo índice tecnológico. Esmaga-se e filtra-se o fruto, através de peneira fina, utilizando-se água em quantidades variadas, dependendo do produto desejado (Pereira et al, 2002).

Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.

O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. De acordo com Pereira et al (2002) a polpa do açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% polinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.

*Composição nutricional do açaí:

Quantidade

Energia
(kcal)

Ptn
(g)

Lip
(g)

Carb
(g)

Fibra
(g)

Cálcio
(mg)

Fósforo
(mg)

Ferro
(mg)

Retinol
(mcg)

Vit.B1
(mg)

Vit.B2
(mg)

Niacina
(mg)

Vit.C(mg)

100 g

262

3,6

2,0

57,4

32,7

118,0

58,0

1,1

11,8

0,36

0,01

0,4

9,0

*Vale lembrar que me refiro à poupa in natura e não ao creme batido, na maioria das vezes, com xarope de guaraná (açúcar) e ainda, acrescido por frutas, granola e outros ítens hipercalóricos como leite condensado, paçoca, chantili, chocolates e etc.

O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante (eliminando radicais livres).

A pasteurização (procedimento para esterilização por aquecimento e resfriamento rápido do líquido) da polpa de açaí é imprescindível para a segurança do produto, visto que doenças por protozoários podem ser transmitidas devido à falta deste cuidado. A Doença de Chagas é um exemplo. Transmitida pelo inseto barbeiro, o protozoário Trypanossoma cruzi, entra na corrente sangüínea causando infecções e até morte. O barbeiro faz ninho nas folhas do açaizeiro e quando é feita a colheita, o inseto é levado junto com o fruto e triturado na produção da polpa. Estima-se que, a cada ano, 33 mil pessoas sejam infectadas pela doença, principalmente na ingestão de açaí ou caldo de cana. A maior incidência está no norte do país, região onde o consumo de açaí é alto (Jornal UnB, 2005; Jornal UNICAMP, 2005).

Desta forma, a pasteurização do açaí antes da sua venda é necessária, visto que só o congelamento do produto não mata o protozoário. É preferível, portanto, não comprar a polpa de açaí se não souber se esta sofreu a pasteurização.

O açaí é uma gostosa mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídeos), devendo ser consumido em quantidades moderadas por pessoas que não desejam ganhar peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário